Que impostos e taxas devo pagar ao adquirir um imóvel?

Que impostos e taxas devo pagar ao adquirir um imóvel?

Comprar um imóvel não é uma tarefa simples. Por se tratar de um bem de alto valor, é preciso escolher bem antes de fechar a venda. Além disso, existem alguns impostos e taxas que aumentam um pouco seus gastos com a compra. Confira quais são:

Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)

O ITBI – Imposto de transmissão de Bens e Imóveis é um imposto municipal, pago sempre que alguém adquire um imóvel. Ele custa aproximadamente 2% do valor da casa, mas pode variar de acordo com o município.

Não há como fugir do pagamento do ITBI. O não pagamento até a data de vencimento pode gerar juros e um trabalho adicional para recálculo do valor.

Escritura Pública

A Escritura Pública é necessária para dar validade formal ao ato jurídico exigido por Lei (o ato jurídico pode ser uma compra/venda; uma doação; uma simples declaração; etc) e proporciona maior segurança jurídica às pessoas que a formalizam no Cartório de Tabelionato de Notas do seu município.

É cobrada apenas na compra à vista. No financiamento, o contrato com o banco tem força de escritura pública.

O valor da escritura é tabelado e varia de acordo com o Estado. Em Minas Gerais, você pode conferir os valores na Tabela de Emolumentos 2017.

Registro do Imóvel

O Registro do Imóvel é o ato cartorial que declara quem é o proprietário formal e legal do imóvel, e ainda se a propriedade deste bem está sendo transmitida de uma pessoa para outra.

Valor é tabelado e varia de estado para estado e de acordo com o valor do imóvel. As tabelas estão disponíveis no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB).

É importante lembrar que alguns custos não são de responsabilidade do comprador, mas o vendedor pode embuti-los no valor do imóvel. A corretagem é um deles. O percentual cobrado pelas imobiliárias normalmente é acrescido ao preço do imóvel e, consequentemente, é pago pelo comprador.

Em geral, os custos com taxas, impostos e corretagem variam, em média de 5 a 8% do valor do imóvel. Portanto, é bom ficar atento ao orçamento no momento da compra.

Tem interesse em comprar sua casa própria? Entre em contato conosco e conheça nossas opções

Vendas